Pivô Pesquisa

Pivô Pesquisa é o programa de residências da instituição. Focado principalmente na prática de ateliê e no acompanhamento de projetos, o programa tem como objetivo criar um ambiente de experimentação em que o tempo de pesquisa individual é respeitado ao mesmo tempo em que artistas e curadores se abrem para interlocuções frequentes.

Cada residência é feita sob medida e o programa conta com uma série de atividades que buscam estabelecer diálogos e interlocuções em diversos níveis: dos encontros pontuais ao acompanhamento contínuo, das trocas mais próximas e constantes com os outros residentes, à apresentação para o público. Entre as atividades da residência estão:

Acompanhamento curatorial com a equipe do Pivô

A equipe curatorial do Pivô realiza visitas individuais regulares, incentivando as pesquisas, propondo reflexões e indicando referências para os residentes, bem como estabelecer momentos de trocas sobre o processo e o desenvolvimento dos trabalhos.

Conversas no ateliê

Momento em que os residentes reúnem-se para discutir os trabalhos dos colegas, acompanhados pela equipe curatorial e, eventualmente, por convidados.

Pivô Pesquisa convida

Artistas e curadores cujas áreas de pesquisa se alinham às da instituição são convidados para conhecer a produção dos residentes em encontros pontuais.

Programas públicos

Atividades nas quais o público é convidado para conhecer os artistas e curadores em residência e suas produções. O Pivô realiza diversos dias de ateliê aberto ao longo do ano, assim como conversas públicas entre os residentes e convidados.

Pivô Pesquisa visita

Os residentes do Pivô Pesquisa visitam ateliês de outros artistas ou exposições acompanhados dos curadores das instituições. Esta é uma forma de se integrar ao circuito local e entrar em contato com os processos de outros artistas e curadores.

Blog e Canal de Vídeo

Plataformas onde são publicados vídeos, entrevistas, textos, ensaios visuais e escritos produzidos pelos residentes e colaboradores convidados.

O programa pode receber inscrições durante todo o ano, mas as entradas nos ateliês acontecem em períodos fixos. As propostas são analisadas pela equipe curatorial do Pivô e selecionadas segundo critérios como relevância e coerência do corpo de trabalho, originalidade, pertinência e viabilidade de desenvolvimento da proposta, além de potenciais afinidades entre projetos já aprovados.

Os residentes são selecionados mediante o preenchimento do formulário de inscrição e apresentação de currículo e portfólio de até 20 páginas atualizados.

 

Para mais informações, escreva para pesquisa@pivo.org.br