Resultado da convocatória da Bolsa Residência - Pivô Pesquisa 2019

27/06/2019, 18:29

© Janssem Cardoso© Janssem Cardoso

O Pivô tem o prazer de anunciar que Alice Yura e Mariana Portela Echeverri são as artistas selecionadas para as bolsas-residências do terceiro ciclo do programa Pivô Pesquisa 2019.

O júri de seleção composto pela artista Débora Bolsoni, pelo curador Ivo Mesquita, por Fernanda Brenner e Camila Bechelany da equipe curatorial do Pivô Pesquisa analisou 125 candidaturas no total para conceder uma bolsa destinada a um(a) artista latino-americano(a) não-brasileiro(a) e uma bolsa destinada a um(a) artista brasileiro(a) não domiciliado(a) nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Nicanor Aráoz é o artista contemplado na modalidade bolsa-convite pelo Pivô.

 

Alice Yura é brasileira e vive em Campo Grande. Ela vem se dedicando à performance e seus desdobramentos em fotografia e instalações para refletir sobre questões de gênero e de identidade. Sua produção se articula com uma leitura original da filosofia de Hannah Arendt.

 

Mariana Portela Echeverri é colombiana e vive atualmente em Medellín. Sua pesquisa artística se dedica a compreender diferentes formas de violência (cultural, política e física) e suas articulações com o desejo, o universo infantil e a dimensão sensitiva e onírica do mundo.

 

Nicanor Aráoz é argentino e vive em Buenos Aires. Ele se dedica a escultura, a instalação, a pintura e ao desenho. Seu trabalho se distingue por uma estética dramática que combina referências tão antagônicas quanto os quadrinhos, o surrealismo, a estética gótica.