Question Centre @ Pivô Recebe

Período

21 – 28/02/2015

Horário de funcionamento

TER - SEX: 13H - 20H, SAB: 13H - 19H

Entrada

Gratuita

Na sua primeira edição de 2015, o programa Pivô Recebe tem o prazer de receber a plataforma Question Centre . Esse programa apresenta projetos externos conceitualmente alinhados ao programa da instituição, previamente formatados e propostos por artistas, curadores ou pesquisadores . A plataforma Question Centre, projeto de Maria do Carmo Pontes, ocupa um dos espaços expositivos do Pivô entre os dias 21 e 28 de Fevereiro.

Question Centre é uma plataforma nômade de exposições curtas cujo recorte estabelece relações geracionais entre artistas, utilizando lugares convencionais ou não de arte para exibi-las. A ideia é mostrar trabalhos recentes de um artista atuante em relação à uma peça de um artista de outra geração (em atividade ou histórico), concebida no ano em que o mais jovem nasceu. Tal peça pode ser uma obra de arte, tratado científico ou qualquer outro artigo que ofereça um exemplo significativo da produção experimental à época do nascimento de determinado artista. Essa ‘obstrução’ visa tanto contextualizar uma prática contemporânea em perspectiva histórica, quanto debochar de certa obsessão geral – evidente no meio artístico – pela jovialidade perene, assim levantando questões sobre geração e contexto.

O título é emprestado da obra The World Question Center (1969), de James Lee Byars, exibida na apresentação inaugural da plataforma (em junho de 2014, na Supplement Gallery, em Londres), em relação a trabalhos de Alexandre da Cunha. Para o Pivô, Question Centre apresenta a obra de Marcius Galan (Indianápolis, EUA, 1972) em conjunto com uma peça de Antonio Dias (Campina Grande, 1944).

+ info: question.centre@icloud.com

Clique em PDF para baixar o release da exposição