Parágrafo Único - Fábio Tremonte @ Pivô Recebe

A exposição “Parágrafo único” de Fabio Tremonte, segunda edição do programa “Pivô Recebe” em 2015, mostra uma série de trabalhos inéditos produzidos entre 2013 e 2015, tendo como ponto de partida o quinto fundamento do artigo 1º da Constituição da República Federativa do Brasil, que trata do pluralismo político. Nele, podemos ler: “Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” Dessa forma, é assinalada a variedade de possibilidades e vivências participativas na construção de uma democracia.

Em 2013, com as Jornadas de Junho, iniciou-se um processo de retomada das ruas por profissionais de áreas diversas (professores, garis), movimentos sociais, estudantes, moradores da periferia das grandes cidades, entre outros atores que colocaram em cheque a democracia representativa brasileira, principalmente aquela feita através dos partidos e políticos que foram eleitos para representar o povo e seu eleitores.

Partindo destas reflexões, esta exposição traz um grupo de trabalhos oriundos de uma pesquisa iniciada em 2013, em que Fábio Tremonte investiga as formas de participação social nos trâmites que regem os estatutos das cidades e também os discursos oficiais que infringem, de algum modo, o parágrafo único citado acima.

A pesquisa artística de Tremonte parte do diálogo entre arte e educação e as possibilidades que estes meios permitem pensar a história, a sociedade, a política e as relações entre sujeito e espaço. A partir do conceito de deslocamento, o artista pretende gerar uma reflexão sobre os percursos, que ele considera ao mesmo tempo prática artística e forma necessária para a vida cotidiana, além de resistência ou crítica frente as tradicionais formas de circulação e ocupação dos territórios.

O projeto Parágrafo Único foi viabilizado através do edital Proac no 15 / Artes Visuais

 

Fábio Tremonte

Fábio Tremonte é mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Dentre suas exposições, destacam-se: “Deslize – Surf Skate”, (Museu de Arte do Rio, 2014), “Ilhas” (Museu de Arte de Ribeirão Preto, 2010), “Vista para o mar” (Centro Cultural São Paulo, 2006), “Panorama da Arte Brasileira” (Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005).