Ateliê Aberto – Primeiro Ciclo Pivô Pesquisa 2019

_DSC1545
Período

13/04/2019

Horário de funcionamento

das 13h às 19h

Entrada

gratuita

No dia 13 de abril, o Pivô realiza a primeira edição de 2019 do evento Ateliê Aberto, dentro do programa de residência artística Pivô Pesquisa.

 

Nessa ocasião, o público é convidado a entrar em contato com o processo dos artistas em residência, que apresentam trabalhos em andamento, testam possibilidades de exposição ou produzem conteúdos específicos para o evento, como conversas ou performances. Com formações e investigações diversas, tanto dos artistas brasileiros quanto estrangeiros, essa é uma oportunidade de experimentação de suportes, de entendimento do uso dos espaços, e a chance de experimentar possibilidades de diálogos.

 

Este é um importante momento de ativação do espaço e de interlocução entre artistas, agentes culturais e o público. Os residentes que participarão desta edição são: Adrian S.Bará , Anna Costa e Silva, Carolina Cordeiro, Carolina Maróstica, Deco Adjiman, Fernanda Feher, Gilson Rodrigues, Gui Mohallem,  Leandra Espírito Santo, Maya Weishof, Renan Marcondes, Rui Dias Monteiro, Tomas Klotzel e Vanessa da Silva.

 

Pivô Pesquisa é o programa de residências da instituição. Focado principalmente na prática de ateliê e acompanhamento de projetos, o programa tem como objetivo criar um ambiente de experimentação em que o tempo da criação individual é respeitado, ao mesmo tempo em que o residente se abre para interlocuções frequentes. O programa apoia uma cena artística emergente em São Paulo por meio de intercâmbios nacionais e internacionais, e busca aproximar do público os processos de criação contemporânea, convidando os visitantes a acompanharem um projeto artístico desde da concepção até o seu período visível.

 

O programa recentemente passou por uma reestruturação em os artistas são divididos em três grupos de até 16 participantes ao longo do ano, estimulado colaborações entre os participantes que muitas vezes resultam em atividades públicas apresentadas durante o Ateliê Aberto. A lista completa de atividades propostas pelos residentes será divulgada no site da instituição e nos canais de mídia social na semana do evento.

 

No mesmo dia, as 15h, acontecerá a conversa pública entre Julian Fuchs (Goethe-Institut), os artistas Michelle Mattiuzzi e Tatewaki Nio e os curadores da exposição Ines Linke e Uriel Bezerra ,  no contexto da exposição Ecos do Atlântico Sul, realizada em parceria com o Goethe Institut e em cartaz no Pivô.

 

Horário Performances: 

Renan Marcondes

13h-18h – A grande vontade – performance com Renan Marcondes

18h – O maior museu do mundo – performance com Carolina Callegaro 

Anna Costa e Silva

13h-19h – Conversas sobre desamparo – de Anna Costa e Silva com Maria Clara Contrucci 

17h30 – Mover montanhas, não sair do lugar – Anna Costa e Silva e Tiro no Escuro (Bruno Mendonça, Liana Padilha e Lucas Freire)