Pivô Pesquisa

Pivô Pesquisa é o programa de residências artísticas da instituição. Focado principalmente na prática de ateliê e no acompanhamento de projetos, o programa tem como objetivo criar um ambiente de experimentação em que o tempo da criação individual é respeitado ao mesmo tempo em que artistas e curadores estão abertos para interlocuções frequentes.

O programa apoia uma cena artística emergente em São Paulo por meio de intercâmbios nacionais e internacionais, e busca aproximar o público desde a concepção de projetos artísticos, até seu período de apresentação.

Cada residência é feita sob medida e o programa conta com uma série de atividades que buscam estabelecer diálogos e interlocuções em diversos níveis: dos encontros pontuais ao acompanhamento contínuo, das trocas mais próximas e constantes com os outros residentes, à apresentação para o público. Entre as atividades da residência estão:

 

Acompanhamento curatorial com a equipe do Pivô

 Conversas no ateliê 
-  Momento em que os residentes reúnem-se para discutir os trabalhos dos colegas, acompanhados pela equipe curatorial e, eventualmente, por convidados.

Pivô Pesquisa Convida – Artistas e curadores cujas áreas de pesquisa se alinham às da instituição são convidados para conhecer a produção dos residentes em encontros pontuais.

Consultas Curatoriais – Curadores convidados acompanham um grupo de residentes ao longo do período de residência, propondo desdobramentos e paralelos possíveis entre suas práticas. Esse programa pode gerar programas públicos e conteúdo para os canais de divulgação do Pivô (blog e canal de video)

Conversas públicas 
-  Momento de ativação do espaço e de interlocução entre  artistas, curadores e visitantes, como forma de fomentar discussões sobre a produção dos residentes e tornar público o conteúdo produzido no Pivô, em um espaço de reflexão compartilhada.

Ateliê aberto – Evento aberto, em que o público é convidado a entrar em contato com o processo dos residentes, que apresentam trabalhos em andamento, testam possibilidades de exposição ou produzem conteúdos específicos para a ocasião, como conversas ou performances.

Blog – Plataforma onde são publicados vídeos, entrevistas, textos, ensaios visuais e escritos produzidos pelos residentes e colaboradores convidados.

 

O programa pode receber inscrições durante todo o ano, mas as entradas nos ateliês acontecem em períodos fixos. As propostas são analisadas pela equipe curatorial do Pivô e selecionadas segundo critérios como relevância e coerência do corpo de trabalho, originalidade, pertinência e viabilidade de desenvolvimento da proposta, além de potenciais afinidades entre projetos já aprovados.

Os residentes são selecionados mediante o preenchimento do formulário de inscrição e apresentação de currículo e portfólio atualizados. Para solicitar o formulário de inscrição escreva para : pesquisa@pivo.org.br