Gokula Stoffel @ Hello.Again

Período

09/06 – 11/08/2018

Horário de funcionamento

TER - SAB: 13h - 19h

Entrada

Gratuita

Gokula Stoffel é a artista convidada para a primeira edição do programa Hello.Again em 2018. Stoffel está desde março desenvolvendo seu projeto para programa dentro da residência do Pivô. O espaço a ser ocupado é localizado na recepção da instituição, um local de transição entre a rua e o interior do Pivô, e que funciona também com um espaço expositivo para abrigar projetos de artistas no início de carreira.

A produção de Gokula investiga os desdobramentos possíveis do “pictórico” em objetos e no espaço; sua inquietação com a função da imagem na atualidade se evidenciam em suas pinturas, que, em realidade, vão para além da “pintura”: Gokula aplica técnicas dessa mídia em materiais industriais remanescentes, pedaços de vidro e tipos de tecidos variados, a fim de criar colagens espaciais fragmentadas que se assemelham com o movimento de scroll das telas digitais.

Em sua exposição, Gokula trabalha com as janelas, brincado com as transparências e entradas de luz nesse espaço de vitrine da recepção. Esse procedimento é notado, por exemplo, criando tapeçarias especiais – feitas com malhas soltas que permitem a entrada de luz – que cobrem toda a extensão das janelas, ou por tornar a porta de correr que divide o Pivô e o restaurante La Central em uma paisagem de múltiplas cores, produzida com diferentes tipos de insulfime que confundem a percepção dos visitantes de ambos os lados do vidro. O objetivo principal de Gokula é de criar um local que pode ser experimentado de todos os seus lados à todo momento, assim, as composições espaciais são feitas para serem vistas também pelo lado externo e a luz da exposição ficará acessa todo o tempo, criando uma presença fantasmagórica enquanto a instituição estiver fechada.

Através da formulação de um novo ponto de interesse nesse espaço – por criar uma espécie perversa de “olhar tátil” –  Stoffel procura quebrar o aspecto duro e asséptico da arquitetura moderna. Mas esse espaço completamente texturizado, de múltiplas camadas e acolhedor é, de certa forma, inalcançável; há sempre uma tela, uma chapa de vidro ou uma barreira que separa a imagem do visitante.

As intervenções de Gokula para o Hello.Again levam sua pesquisa sobre imagens mais adiante, por incluir agora em sua lógica pictórica particular a arquitetura e a circulação de pessoas no centro de São Paulo.

Sobre o Artista

Gokula Stoffel, 1988, vive e trabalha em São Paulo

Gokula Stoffel invetiga em sua produção os desdobramentos possíveis do pictórico através de objetos e no espaço. Realizou em 2017 sua primeira exposição individual “Madona Ansiosa” no Galpão Fortes D’Aloia e Gabriel e participou das coletivas “Um tufo de pelos preso fortemente a um cabo”, com curadoria de Bruno Mendonça no Epicentro Jardins e “A terceira mão”, com curadoria de Erika Verzutti na Galeria Fortes D’Aloia e Gabriel.