Evento

São Paulo, fora de alcance uma conversa com Claudio Zecchi @ Pivô Pesquisa

15 Jul 2017

Visitação: SAB: 15h

Entrada: Gratuito



Sábado, dia 15 de julho, às 15h, o curador Claudio Zecchi, residente do Pivô Pesquisa apresenta suas investigações em São Paulo em forma de uma conversa aberta com alguns dos profissionais que participaram dessa pesquisa em andamento como: Tuca Vieira, César Meneghetti, Julio Dojcsar, Fernanda Grigolin, Fernando Falcon, Lucas Simões, Thiago Carrapatoso, Helena Cavalheiro.

 

São Paulo, fora de alcance, é o título do quarto capítulo de uma pesquisa internacional iniciada pelo curador italiano Claudio Zecchi em 2014 que se chama Práticas como uma interseção em um ambiente frágil.

O título que guia toda a pesquisa aqui no Brasil foi retirada de uma exposição do fotógrafo Mauro Restiffe realizada em 2012.

O objetivo desse capitulo é investigar a esfera pública de São Paulo por meio de sua arquitetura e urbanismo na tentativa de descobrir diferentes leituras possíveis. O projeto moveu-se através de diferentes linguagens como artes visuais (em todas as suas possíveis extensões: escultura, vídeo, performance, fotografia), jornalismo, antropologia, ativismo, curadoria/pesquisa, arquitetura e urbanismo.

 

Práticas como uma interseção em um ambiente frágil é uma pesquisa nômade de longo prazo que se originou da necessidade de reconsiderar, a partir de uma abordagem discursiva, mais de dez anos de reflexão sobre a relação entre arte e esfera pública.

O projeto é geralmente o ponto culminante de meses de conversas com artistas, curadores, instituições e comunidades por toda a cidade. Buscando explorar o relacionamento frágil entre essas duas entidades, a apresentação final pretende descobrir como a arte se envolve com a área e comunidade locais e o legado dessas relações.

O primeiro capítulo deste projeto ocorreu em Milão no final de 2014, o segundo capítulo continuou em Nova York e o terceiro em Nottingham (Reino Unido).

O resultado até agora foi sempre diferente. Os capítulos anteriores investigaram o conceito de ativismo (Fabbrica del Vapore, Milão); o papel que os artistas, curadores, instituições (modelos institucionais) desempenham na sociedade contemporânea em geral (Residency Unlimited, New York); e a questão da linguagem (New Art Exchange, Nottingham).

 

Apoio BJCEM e Ramdom

INFO:

http://performativepractices.blogspot.com.br/p/practices-as-intersection-in-fragile_76.html