www.aarea.co é uma plataforma curatorial fundada em 2017 que comissiona e exibe trabalhos de arte concebidos especialmente para a internet. As atividades do aarea também se estendem em um programa público de curadorias, cursos, seminários e projetos em parceria com outras instituições de arte. Fundada por Livia Benedetti e Marcela Vieira, o aarea é a primeira instituição de arte nativa da internet no Brasil e vem desenvolvendo projetos em parcerias institucionais, como Bienal de São Paulo, Jeu de Paume (Paris), CCA Wattis Institute (São Francisco), Pivô, Sesc, Pro Helvetia (Suíça) Salón Nacional de Bogotá (Colômbia), entre outros. O aarea já realizou cursos, palestras e atividades educativas em lugares como Universidade de São Paulo, Université Rennes II (França), Universidade Federal do Amazonas, Sesc e Escola Britânica de Artes Criativas.
Curadoras convidadas Pivô Pesquisa 2020 Ciclo I e edição #4 do Pivô Satélite (2022) .
https://www.alexandrebrandao.com/
Alexandre Brandão utiliza diversas mídas como desenho, escultura, vídeo, objetos e instalações. Sua prática embaralha processos da natureza e da cultura e combina acaso, temporalidade, processos físicos e químicos com métodos artesanais de produção.
Tem participado de exposições incluindo “In Memoriam” (Rio de Janeiro, RJ, 2017); “66º Salão Paranaense” (Curitiba, PR, 2017); “Bolsa Pampulha 2015/2016” (Belo Horizonte, MG, 2016); ”Some False Moves” (Nova York, EUA, 2015); “Taipa Tapume” (São Paulo, SP, 2014); “18º e 17º “Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC Videobrasil” (SP, 2013 e 2011); “Bienal de Filmes de Arte de Colônia” (Alemanha, 2005). Entre as exposições individuais que realizou estão “Experimentos com o acaso” (Paris, França, 2016), “Chão” (São Paulo, SP, 2015); “Efeito sem causa” (São Paulo,SP, 2013) e “Quase sombra” (São Paulo, SP, 2012). Em 2010 foi premiado na 5ª Bienal Interamericana de Videoarte (Washington DC) e em 2014 ganhou o prêmio Bolsa de Residência Artística ICCo / SP-Arte na instituição Residency Unlimited, em Nova York.
Artista formada em fotografia com ênfase em direção de fotografia e produção de cinema. Sua obra investiga as formas de construção da memoria, a história latinoamericana recente e os limites entre a ficção e o documental, em obras que refletem sobre os meios fotográficos e os materiais de arquivo principalmente.